domingo, 24 de maio de 2009

Tecnologias na educação

"Além de aulas mais dinâmicas, o uso da informática como ferramenta pedagógica proporcionará um salto qualitativo na construção do conhecimento pelo aluno e o auxiliará no processo de construção de sua cidadania."

O mundo actual, marcado pelas transformações em todos os sectores da sociedade numa velocidade nunca vista antes é a tecnologia dinamizando a vida das pessoas. Nossa era é da pós-modernidade e, consequentemente, da interdisciplinar idade, que cria pessoas questionadoras, críticas e com cidadania.

O computador constitui-se numa ferramenta de trabalho, cuja necessidade de uso vem se firmando com tamanha rapidez e amplitude que passa a se tomar uma peça indispensável para o trabalho. Sabe-se que a escola é a instituição que, oficialmente, prepara o individuo para a vida em sociedade, proporcionando-lhe a apropriação activa e crítica do conhecimento historicamente constituído pelo homem. Além disso, é papel da escola oportunizar ao educando o desenvolvimento integral em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, o que tende a complementar a acção da família e da sociedade na formação da criança.

Mediante a isso, acreditamos que é também papel da escola preparar o educando para acompanhar os avanços tecnológicos do mundo. E neste contexto, a informática ocupa um lugar de destaque. Entretanto, o que se pretende não é apenas colocar o educando em contato com o computador, mas, ir, além disso, possibilitando que o professor faça da informática uma ferramenta pedagógica à disposição do processo ensino-aprendizagem, ampliando assim, os limites das disciplinas para conviverem com a evolução do pensamento e da tecnologia e consequentemente com a multidisciplinaridade.

Ao utilizar-se o computador, o professor estará criando um espaço para o enriquecimento das actividades curriculares, oportunizando ao aluno criar, redescobrir, estimular e organizar seu pensamento.

Desta forma, acredita-se que as aulas podem ser mais produtivas e porquê não dizer, mais estimulantes ao educador e atractivas ao educando. Com isto, estaríamos de certa forma coibindo os focos do fracasso escolar, evidenciado pela má qualidade da educação, pela indisciplina e pelos altos índices de evasão e repetências na rede pública de ensino.

Além de aulas mais dinâmicas, o uso da informática como ferramenta pedagógica proporcionará um salto qualitativo na construção do conhecimento pelo aluno e o auxiliará no processo de construção de sua cidadania. É imprescindível estabelecer uma maneira adequada de manipulação do computador na escola, sendo em que se oriente e dê suporte através da Informática Educacional, para que, existam aulas melhores planejadas, professores mais dispostos, alunos mais interessados e ainda que a escola enquanto agente educadora possa oportunizar as pessoas, tornarem-se mais livres e criativas.

Analisando o computador na escola, como um recurso, constata-se que o computador pode ser empregado em duas abordagens distintas, uma como um transmissor de informações previamente seleccionadas pelo professor e outra como uma ferramenta auxiliar do aluno na construção de seu conhecimento sistematizado.

Com o uso da Informática Educacional a escola passa, a pensar em novos horizontes, novas perspectivas de ensino, desenvolvimento do interesse e o intuito da pesquisa, tanto aos docentes quanto para os discentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário