“Gripe A” H1N1 - Contágio, Sintomas e Prevenção - A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou no último dia 30 de abril o fim do nome “Gripe Suína“, que agora se chama “Gripe A”, ocasionada através do vírus “H1N1″.
Já foram confirmados 95 mil pessoas atingidas pela “Gripe A” H1N1 em 120 países num total de 429 mortes. No Brasil já foram confirmadas 1.566 caso no Brasil, 34 mortes pelo vírus influenza A H1N1 sendo 16 no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 no Paraná.
Contágio da “Gripe A” H1N1:
O contágio da “Gripe A” H1N1 é dada através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. O consumo da carne de porco não é uma fonte de contágio se a mesma for cozida a 71 graus celsius.
Síntomas da “Gripe A” H1N1:
Os sintomas da “Gripe A” H1N1 são similares aos sintomas da gripe convencional porém com maior ênfase nos síntomas. Os síntomas são Febre, Tosse, Dores Musculares, Cansaço, Diarréia, Vômito, Irritação nos Olhos e Fluxo Nasal.
Prevenção da “Gripe A” H1N1:
Para se proteger da “Gripe A” H1N1 você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1.
Máscaras já estão sendo usadas nos principais países em que o vírus H1N1 estão instalados, mas são 100% eficientes. Lave sempre as mãos com sabonete e evite colocar as mãos nos olhos, bocas e ouvidos e ainda evite ficar em locais fechados com grande aglomeração de pessoas e procure sempre locais arejados.
Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a 71 graus celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1, o vírus da “Gripe A” H1N1.
Baseado em informações como a última divulgada pela OMS de que o vírus influenza A H1N1 responsável pela Gripe A, teria matado mais de 700 pessoas em todo mundo, entrei em contato com o Ministério da Saúde e logo fui atendido muito gentilmente por Cintia Danielle de Souza Castro, que me indicou um link, onde contém as perguntas e respostas mais frequentes, relacionadas ao Contágio, Sintomas e Prevenção da Gripe A. Neste LINK é possível diversas perguntas e suas respectivas respostas, como:
1. Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?
2. Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
3. Quando eu devo procurar um médico?
4. O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
5. Por que o exame laboratorial parou de ser realizado em todos os casos suspeitos?
6. Se o exame não é realizado em todas as pessoas, isso significa que o número de casos registrados será subnotificado?
7. Quais os critérios de utilização para o Tamiflu?
8. O medicamento está em falta?
9. Os hospitais estão preparados para atender pacientes com a Influenza A (H1N1)?
10. Como eu posso me prevenir da doença?
O Ministério da Saúde divulgou recentemente meios através da Internet e/ou telefone para que as pessoas possam se informar melhor sobre o vírus influenza A H1N1 responsável pela gripe A. Através da Internet basta acessar o este link e se informar adequadamente, já pelo telefone você pode entrar em contato através do Disk Saúde 0800 61 1997.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário