Terremoto aproxima Nova Zelândia e Austrália
22 de julho de 2009
O terremoto que atingiu a Nova Zelândia na terça–feira fez com que o país se aproximasse 35 centímetros da Austrália, de acordo com um centro de pesquisa do governo neozelandês. O tremor foi o mais forte do mundo neste ano e o mais violento em 80 anos na Nova Zelândia – segundo o centro GEO Science, o terremoto alcançou 7,8 graus.
O tremor aconteceu às 9h22 da noite de terça (6h22 da manhã no horário de Brasília) em Dusky Sound, no extremo sudoeste da Ilha do Sul. A localização remota do epicentro foi considerada uma ótima notícia no comunicado da GEO Science. "A Nova Zelândia teve muita sorte. Se esse terremoto tivesse acontecido em qualquer outro lugar, ele teria provocado danos imensos", dizia um trecho do comunicado.
Apesar da aproximação entre a Nova Zelândia e a Austrália, os cientistas dizem que o deslocamento não traz riscos. Os dois países estão a mais de 2.200 quilômetros de distância. "O terremoto eclodiu a cerca de 30 quilômetros de profundidade e movimentou–se para cima até o sul, concentrando energia fora do litoral", afirmava o comunicado da GEO Science. "O movimento foi mais uma rolagem que um rompimento. Isso explica porque os danos foram muito menores do que o esperado para um tremor desta magnitude."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário